Procuro professores que não gostam de ensinar e não vivem o que pregam

 
Procuro os professores que não gostam de ensinar e que não vivem o que pregam. Não é para dar aulas na escola, nos seminários ou na igreja que os procuro, mas infelizmente eles se escondem lá. Não os procuro para formar esta geração de crianças ou influenciar os jovens e adultos, mas é isto que eles estão fazendo. Por que então os procuro?  Por que se eles estão ensinando e não amam o que fazem e não vivem o que pregam eles são perigosos. E gente perigosa tem que ser capturada! Como os maus médicos esses professores estão pondo em risco a vida das pessoas, pois matam a fé, a vontade de aprender e a ânsia pelo saber. Você voltaria a tomar um medicamento que lhe fez mais mal do que bem? Que lhe causou reações alérgicas e efeitos colaterais horríveis? Claro que não, você iria procurar por outro medicamento. Ou será que você voltaria a comer uma comida que não gostou? Raramente! Outro dia eu estava almoçando com minha amiga June e ela queria comida chinesa. Fiz cara feia, pois minha primeira experiência com este tipo de comida não foi boa. Mas topei experimentar de novo e valeu a pena! Estava muito boa! No entanto, só fiz isso por influencia dela, pois sozinha eu não voltaria a comer comida chinesa. Muitas pessoas não querem mais ir às escolas ou igrejas, ou vão com o coração fechado, pois a primeira experiência foi desagradável. Mataram-lhe o desejo por este tipo de saber... Que é um saber cheio de sabor: ''Como são doces para o meu paladar as suas palavras! Mais que o mel para minha boca!'' Sl 119.103. As Palavras do Senhor Deus são tão gostosas que já viraram musica: ''São mais desejáveis do que ouro depurado, são mais doces do que o mel, e o destilar dos favos...'' (Sl 19.10).
Procuro professores que não gostam de ensinar e que não vivem o que pregam, pois eles matam seus alunos com suas aulas chatas, inúteis, sem significado para a vida. Eles criam nos ouvintes aversão ao conhecimento e à vida com Deus. Quem vai querer ser chato e rancoroso como aquele professor? Se for só isto que Deus tem para oferecer é melhor ir passear, nem que for na própria aula, pois ''o meu pensamento é livre na sombra da noite''.
A educação cristã precisa de pessoas radicais que buscam viver o que pregam, pois a assinatura que o educador deixa fica no espírito dos outros. Quem não ama a Palavra de Deus a ponto de abrir mão de seus valores e atitudes por Ela, não serve para ensiná-la.
Quem não ama o que faz se torna perigoso.
Será que procuro por você? Que pergunta atrevida! Não brigue comigo, imagina se você é um destes tipos... Bem, se você quiser saber mesmo se você é um professor perigoso, se tiver mesmo coragem, pergunte a seus alunos, só eles podem lhe dizer como são suas aulas. Observe se eles estão aprendendo e dando frutos. Se eles querem vir à classe ou se fogem de você. Caso você seja este professor perigoso se entregue! Não a mim, mas ao Mestre Jesus, e busque: conhecimento, didática, crescimento pessoal, relacionamento com Deus, e amor - muito amor e se tornará um professor muito melhor. Caso contrário, saia fora antes que seja tarde demais. A vida é curta e bela. Não perca tempo e nem beleza. Só há duas saídas: aprenda a amar o que você faz ou procure sua turma e nos deixe ensinar e transformar vidas.
Na verdade, acredito que você não seja este tipo perigoso, pois eles não costumam ler artigos sobre educação.
Sabe de uma coisa, mudei de idéia: não vou mais procurar por estes perigosos, vou sim procurar professores que vivem o que pregam e amam o ensino, para juntos nos tornarmos professores cada vez melhores, para com nossa maneira de viver denunciar aqueles que estão matando vidas e salvar quantas pudermos. Já que eu mudei de idéia, quando você terminar de ler este texto, faça-me um favor: risque do título os dois ''não'', para que ele fique assim - Garanta uma boa colheita, procurando os professores que gostam de ensinar e que vivem o que pregam.
Procuro agora por educadores apegados a raça humana, que gostem de conviver com gente e de olhar em seus olhos.  Busco pelos que tem fome de saber, desejo de conhecer as Escrituras e seu Autor. Quero encontrar os radicais que praticam o que ensinam em seu dia a dia. Que amam o ensino, e têm vontade de ensinar com excelência. Acho até que é por isto que a Bíblia diz: ''Aquele que ensina esmere-se no fazê-lo''.  Rm 12.7.
Texto de Alexa Guerra extraído de seu livro ''Infância, o Melhor Tempo para Semear''. Editora Betânia.

Alexandra Guerra é pedagoga, palestrante e jardineira. Autora dos livros ''Infância: O Melhor Tempo Para Semear'' e ''Ciclos: de vida ou de morte, em qual deles sua família está?''.

Três verdades que toda criança precisa saber:

 

1.Que a Bíblia é a Palavra de Deus

2a. Timóteo 3.15-16- Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras , que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça.
 

2 Pedro 1.20-21- Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.

-Romanos 10.17- Consequentemente a fé vem pelo ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.

2.Que Deus é Criador e Amor
-Criador: Gênesis 1.1- No princípio Deus criou os Céus a terra.
João 1.3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.
-Amor: Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

3.Que necessitam de Deus.
-João 3.36- Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele. Romanos 3.23- Pois todos pecaram e separados estão da glória de Deus.

Adaptação do material de evangelização de crianças da APEC.


Maternal (4-5 anos)




2.1. CARACTERÍSTICAS

Físicas
*Crescimento e desenvolvimento físico muito rápido.
*São irrequietos, bastante ativos, brincam o tempo inteiro, cansam-se rapidamente, e, por isso, precisam de períodos de descanso.

Mentais* A Lição Bíblica pode prender sua atenção por um período de 4 a 10 minutos – o restante do tempo deve ser preenchido com outras atividades.

* O processo de ensino deve envolver seus cinco sentidos – sentir, pegar, etc.
* Têm vocabulário limitado – é necessário conhecer seu universo.
* Não compreendem simbolismos – tomam tudo no sentido literal. Para elas, o “Pai das Luzes” (Tg 1.17) será uma luz enorme rodeada de luzinhas.
* São curiosas e perguntam o tempo todo.
* Não se cansam de ouvir repetidamente as mesmas histórias.
* Concentram-se em uma ou duas idéias de cada vez – não é difícil vermos uma criança nesta idade parar de chorar por uns segundos para prestar atenção em um gatinho e logo perder o interesse e voltar a chorar copiosamente.


Sociais
* Egoístas, mas já estão aprendendo a dividir.
* Gostam muito de estar com outras crianças da mesma idade.
* São observadoras e freqüentemente imitam atitudes dos outros.
* É necessário tomar cuidado com o que se fala na presença delas, pois podem parecer não estar prestando atenção e depois, repetir tudo o que foi dito.
* Ao mesmo tempo, bons modos e comportamentos adequados devem ser freqüentemente reforçados.
* Período ideal para ensinar disciplina: (Pv 22.6; 15; 29.15).

Emocionais
* Geralmente são desinibidas e gostam de participar ativamente das programações.
* Gostam de ouvir seus nomes nos cânticos.
* Querem sentir-se amadas e aceitas pela professora.
* Brincalhonas e voluntariosas precisam aprender a respeitar os adultos.
Espirituais
Começam a despertar para as coisas de Deus e entender o que é certo e errado.
Aceitam naturalmente o plano da salvação e podem crer verdadeiramente.

Precisam:
* Saber que Deus é o Criador todo poderoso.
* Aprender que Deus as ama e se preocupa com elas.
* Ter temor a Deus, sem, contudo, considerá-Lo um “bicho-papão”.
* Crer que a Bíblia é a Palavra de Deus e serem incentivadas a possuir uma – pode até ser a Bíblia ilustrada ou o Novo Testamento dos Gideões.
* Saber que crendo em Jesus elas podem tornar-se filhas de Deus.
* Crer que Deus tudo vê e quer que O obedeçam.

Devem entender que a Igreja é a “Casa do Senhor”: Saber que Deus é o Criador todo poderoso.
* Desenvolver reverência – aprendendo a participar das atividades.
* Sempre que a criança estiver atrapalhando a aula, ela deve ser retirada do meio das outras até que o seu problema seja resolvido.
* Ser disciplinada com firmeza, porém, com amor – lembre-se que Deus a confiou a você.


Devem aprender sobre oração:
* Por que oramos, onde, quando, o que podemos pedir. Por que oramos em nome de Jesus e por que fechamos os olhos ao orar.
* Elas devem compreender que o momento de oração é de extrema solenidade, silêncio e ordem, pois estarão falando com o Senhor.
* Devem ainda, ser ensinadas a orar antes das refeições, de dormir e quando estiverem agradecidas ou em dificuldades.

2.2. SUGESTÃO DE RECURSOS VISUAIS.

Decoração da Sala
* A sala deve ser clara, iluminada e ventilada.
* Deve ter armário para guardar os objetos das crianças e os materiais didáticos.
* Os móveis (mesa e cadeiras) devem ser de tamanho proporcional às crianças.
* Deve ter um tapete para sentar-se no chão.
* As paredes podem ser enfeitadas com figuras de EVA ou feltro, alegres e coloridas: animais, pássaros, insetos, flores, sol, lua, abelhas, ursos, etc.

http://amulhereapalavra.blogspot.com/2010/03/parte2-recursos-visuais.html

A Visão de Deus para o ministério Infanto-Juvenil:

"Lideres Fortalecidos na Graça que há em Cristo Jesus" II Timóteo 2:1
A Visão de Deus para o ministério Infanto-Juvenil:


- Cristo priorizou as crianças:
"Deixai vir em mim os meninos e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus" Lucas 18:16


- Deus delegou responsabilidades aos pais:
"... tu as inculcarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, andando pelo caminho, deitando-te e levantando-te" Deuteronômio 6:6,7


- Deus delegou responsabilidade a igreja:


"IDE, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos" Mateus 28:19-20


- O corpo de Cristo precisa cumprir o IDE:


"Porque a ardente expectativa da criação aguarda a manifestação dos filhos de Deus" Romanos 8:19


- O querer de Deus no desenvolvimento e seu serviço cristão:


Marcos 16:15
Provérbios 22:6
João 21:15
João 15:8


- Modos de Trabalhar:




- O preparo e a aplicação de seu coração:


"E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como o Senhor, e não aos homens, sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a Herança" Colossenses 3:23,24


" Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente!... " Jeremias 48:10


- A unidade traz a glória do Senhor:


"Nada façais por contenda ou por vanglória, mais por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que ouve também em Cristo Jesus..." Filipenses 2:3-5


CAPACITAÇÃO DE DEUS:


"Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus. E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros. Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios destas vidas, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou" II Timóteo 2:1-3






Estudo tirado da Convenção de Lideres e Pais da Igreja do Evangelho Quadrangular.

Amo o que faço e faço com prazer. Fui chamada para apascentar e impactar vidas.

Serva do Deus Altíssimo, Amiga,Mãe do José Lucas e do João Gabriel, Evangelista de Criança, Preletora, Ministra para crianças, pais e Líderes de Ministério Infantil.
Professora de Ed. Infantil, Ens. Fundamental, Jovens e adultos, Professora de Artes, Professora do CEVI- Curso de Evangelismo Infantil em Cordovil, Pedagoga,Pscicopedagoga, Trabalha com Ministério Infantil a 25 anos, membro da Assembléia de Deus ADEVIP, RJ




 “Tu me amas? Apascenta os meus cordeirinhos” (João 21.17)

Fui chamada para impactar vidas !

Você sabe o significado da palavra impactar?
Impactar segundo o Aurélio impactar significa choque, sensação muito forte, causar impressão.
É Deus me chamou para fazer isso que você acabou de ler no parágrafo acima.
Meu nome é Luciene Moraes, sou casada e tenho um lindo filho que Deus
nos presenteou, José Lucas.
Tudo começou na minha adolescência,comecei a perceber que em mim havia  algo diferente e não sabia o que .Conhecia uma igreja evangélica IURD, eu freqüentava o grupo jovem da igreja,  gostava, mas sentia que Deus tinha uma missão para eu cumprir com crianças.Nesse período  eu estava cursando o 2º grau para (Formação de Professores -CURSO NORMAL) . Quando eu estava no 2º ano do curso , comecei a estagiar. Minha professora de estagio nos levou para uma escola municipal e dividiu a turma nas series.Ela me colocou na sala da Pré-Escola que hoje chamamos de Educação Infantil, eu me apaixonei pelos pequeninos e não quis mais sair daquela turma , me identifiquei com  aquelas crianças, então comecei a perceber que Deus me chamou para trabalhar com  crianças.Nesse período a responsável doa EBI(Escola Bíblica Infantil) sem saber que eu estava estudando para ser professora me convidou para eu trabalhar com as crianças na igreja, eu amei e comecei a perceber que Deus realmente tinha um plano e propósitos na minha vida nessa área, sentia Deus me guiando, mas como era nova convertida e não conhecia a forma de Deus agir fiquei só observando.
Acabei de concluir o curso normal – Formação de professores, minha professora de Métodos e técnicas de Alfabetização me convidou para eu trabalhar na escola dela em Rio Cumprido “Jardim Escola Pingo de Lua”, fiquei muito feliz. Sempre que ela ministrava curso sobre Métodos Montessoriano,ela me chamava para ir com ela e ajuda-la na ministração da aula, ali percebi que Deus estava me chamando também  para ministrar para professores, mas eu olhava para minhas condições e via que era impossível, pois não tinha condição de cursar uma faculdade e ser como aquela professora , ela era formada em Pedagogia e Fonodiologia.
Nessa época havia um curso que era especialização para trabalhar com crianças na Pré-Escola, fui  procurar o curso  pois queria me especializar nessa área. E como era do governo fui cursar o adicional no COLEGIO ESTADUAL JOÃO ALFREDO.
No curso adicional comecei a perceber que tudo que eu fazia executava com muito amor e dedicação, minhas colegas de classe perguntava porque eu não dava curso para professores elas achavam que eu dominava bem os assuntos, mas isso foi porque eu ajudava  minha professora na ministração do Método  Montessoriano que elaministrava, como eu aprendi com a professora Elisabeth Acampora.
Eu trabalhei no Jardim Escola Pingo de Lua com crianças do J II, fiquei nessa escola dois anos e devido alguns imprevistos tive que sair da escola. Fiquei muito triste e abatida e me refugiei em  trabalhar com crianças na igreja IURD. Quando eu menos esperava fui convidada a trabalhar no orfanato LAR UNIVERSAL”da IURD, como professora, fiquei muito feliz. Nesse período resolvi me dedicar na área da Educação e comecei a estudar para o vestibular das faculdades públicas. Passei na primeira fase da UERJ ,mas na  segunda não passei. Continuei insistindo  e fiz o vestibular da UFRJ e não consegui passar.
Foi ai que Deus tocou na minha tia e a usou para ela pagar minha faculdade.Que benção ! que vitória !
Fui cursar Pedagogia na UNIGRANRIO, amei cursar pedagogia e me encontrei  na área da educação.Quando cheguei no 6° período tive que escolher  qual seria a minha habilitação( Supervisão, Administração ou Orientação), senti Deus me guiando para administração Escolar, depois que eu escolhi comecei a pensar como vou administrar escola ou coordenar se não tenho dinheiro para montar uma escola e não conhecia ninguém que iria  entregar uma escola em minhas moas sem me conhecer, mas como diz o texto DIZEMOS X DEUS DIZ da autora Claudia Guimarães, fala que ministério com criança é difícil (montar escola sem dinheiro também é difícil) mas “O que é impossível para os homens é possível para Deus”(Lc 18.27), eu pensava assim não tenho como fazer pois não tenho dinheiro, também relata que as vezes as pessoas falam  “O trabalho com crianças é dispensável x mas “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês ...(Fl 4.19) .
Eu vi que precisava viver e acreditar mais na palavra de Deus.
O tempo passou e cada vez eu sentia que Deus se revelava para mim na área em que Ele queria me usar.
Fazíamos um lindo trabalho no orfanato, mas de repente o orfanato fechou , as crianças tiveram que ir para casa dos  parentes, quem tinha, e quem não tinha foram adotados e os funcionários foram trabalhar em outras firmas da igreja como eu gostava de dar aula pedi para ser demitida.
Cursando ainda a faculdade comecei o meu estágio de administração escolar no colégio Instituto Santa  Rita de Cássia em Duque de Caxias no colégio do tio de uma colega de faculdade onde a mesma trabalhava.
Quando fazíamos trabalhos para aplicar no estagio nos reuníamos na casa dessa colega Silvana na Vila da Penha. Nós sempre passávamos em frente uma escola chamada Arca e ela me disse que aquela escola era evangélica e falou para eu colocar o meu curriculum lá pois ela sabia que eu era evangélica , a escola era tão grande com duas unidades que eu olhei e achei impossível  aquela escola me chamar. A escola me chamou e me contratou para eu dar aula de Artes para  5ª a 8ª serie. Que legal ! Eu amei ...  Deus faz assim , usa quem Ele quer e na hora que Ele quer.
Ali na Arca conhecia uma professora chamada Janete que trabalhava lá a muito tempo.
Nesse período eu já tinha cursado Pedagogia E Deus tinha me dado uma nova visão  de ministrar para professores do Departamento Infantil. Foi ai que uma ex professora daquela escola Arca amiga da Janete perguntou para ele se ela conhecia uma professora de Artes para ministra no CEVI (Curso de Evangelismo Infantil) na  Assembléia de Deus em Cordovil, olha como Deus faz, eu não era professora com licenciatura de Artes, mas aquela escola me chamou para ministrar Artes e aquela professora chamada Janete me indicou para eu ir dar aula de Artes no CEVI. Nessa época eu era membro da Assembléia de Deus, mas antes de eu congregar na Assembléia de Deus , Ele me  enviou para a Igreja Batista Renovada Monte Santo e colocou no meu coração para implantar o Departamento Infantil  naquela igreja pois não tinha .Foi muito legal! Nessa igreja eu e umas duas amigas fizemos uma EBF, culto Infantil e outros eventos. Meus amados como era gratificante trabalhar ali no Departamento Infantil, sentia que Deus  nos usava para impactar a vidas dos pequeninos, que maravilha !
O tempo foi passando e eu sem esperar, Deus me coloca em uma Assembléia de Deus  ministério de Acari, ali na Vila Cruzeiro-Penha, gente que igreja gostosa, ela era pequena no tamanho, mas Deus realizava grandes milagres naquela igreja, como diz um louvor da Cassiane  “ Igreja pequena onde Deus falava...” Ali comecei a  auxiliar no Departamento Infantil, fazíamos Culto Infantil uma vez por mês, o culto enchia de crianças e adultos. Foi ali que Deus começou a selou o meu chamado para o ministério Infantil e começou a testificar o  que Ele tinha na minha vida. Nessa igreja eu trabalhava na coordenação do Departamento Infantil e na  mocidade, eu era a vice-líder da mocidade, mas devido a desenvoltura na palavra de Deus, percebi e comecei a ter a convicção que Deus tinha me chamado para pregoar as Boas novas da Salvação e impactar a vida do meu próximo.
A liderança daquela igreja pediu para eu estar dirigindo o culto da mocidade.
O culto era uma benção, pois Deus agia com poder naquele lugar.
É o tempo não pára , como diz a palavra de Deus em Eclesiaste cap. 3” Há  tempo para todas as coisas embaixo dos céus...”
Foi nessa igreja pequena que eu comecei a ver e entender o plano de Deus na minha vida e meu ministério começou a  progredir, vários irmãos iam lá participar do culto e me convidava para estar ministrando para crianças , jovens e adultos e eu comecei a perguntar a Deus o que eu vou falar naquela igreja, e Deus me falava o que aquela igreja precisava ouvir e perguntava também o que eu iria levar para ilustrar, foi a partir dali que comecei a criar por inspiração de Deus, a cada vez que eu perguntava Deus se revelava de forma tremenda  para mim e vi  todos nós somos criativos, pois somos feitos imagem e semelhança de Deus como diz em (Gênises cap. 1.26) “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança..”(Deus é inteligente, criativo e amoroso). Assim também somos pois quem diz é a palavra do Senhor.
Para cada vida Deus tem um propósito, como diz o devocional do livro “Uma vida com propósito – A sua missão é uma continuação da missão de Jesus sobre a terra. Como seguidores dele, devemos continuar o que Jesus começou”, ide e fazei discípulos.
Deus permitiu que eu fizesse  algo que para mim era impossível, cursar a Pedagogia, Pós graduação em Pscicopedagogia. Esse curso também tem propósito nas mãos de Deus.
Hoje pela misericórdia de Deus , sou professora de Ed infantil, Ensino fundamental, professora do CEVI, Pedagoga , Pscicopedagoga , amo ser ministro de criança, auxilio na coordenação do ministério Infantil da minha igreja,  trabalhei voluntariamente no Projeto AMAR, com o Projeto Educacional Sementinha (escrito pela minha pessoa, e inspirado por Deus).
Amo tudo o que faço e tenho visto Deus impactando as vidas através da minha vida.
Eu sei que Jesus pagou um alto preço para que o evangelho chegasse até a mim e eu pagarei um preço para  apascentar, amar as crianças, o meu próximo, entende-las, pastoreá-las conforme o coração do Pai celeste, como está escrito no texto do livro Pastoreando o coração das crianças. “NÃO IMPEÇAM AS CRIANÇAS”  
Agradeço a Deus me escolhido e ter me dado uma linda visão no ministério com criança.
Não há o que temer quando enxergamos a solução divina. As Escrituras me ensina que o caminho de Deus é perfeito (Salmos 18.30), e a sua vontade boa, agradável e perfeita (Romanos12.2).
Trabalhar no ministério com criança requer plena consciência de que estamos, não só influenciando vidas mas ajudando a formá-las. Esse ministério vai além de técnica e do conhecimento, embora ambos sejam fundamentais para o desenvolvimento de um trabalho eficaz. Para que esse ministério se desenvolva bem e tenha bom êxito, é preciso chamado, amor, visão e unção de Deus.
Minha oração é:”Senhor, derrama o seu amor em nossos corações, pois AMOR é um dom e dons temos que buscar em ti ,“pedir”. O amor tudo suporta, tudo crê (I Coríntios cap. 13). Dá-nos a tua unção para continuarmos nessa caminhada.Sonda-me Senhor e muda-me par a glória do seu nome.
Hoje sou membro da Assembléia de Deus na Penha , ministro em seminários capacitando professores evangelistas de crianças, palestras,prego para criança, jovens, mulheres e adultos pela infinita misericórdia.
Agradeço a Deus por ter me convocado com uma linda e árdua missão, a minha família linda que o Senhor me presenteou Marcos Antonio e Jose Lucas , amo vocês! Minha mãe Penha e minha tia Dida por ter me ajudado em oração nos momentos difíceis, Deus  recompense grandemente vocês , minha amiga Fabiana Vieira, Elisabete Santana e familia, meu pastor Julio e família, minha Igreja Filial Betel e meus irmãos em cristo que acreditam em meu ministério. Deus recompense vocês pelo carinho e dedicação que tiveram comigo.
Eu Luciene Moraes fui chamada por Deus para impactar as vidas que me cercam. Seja você também um instrumento nas mãos do Senhor para pregoar as Boas Novas da Salvação.
                                        

Luciene S. de Moraes 
Contatos tel. 21-31644365, 995757695 vivo, 993007173 claro ou 981205240 tim 
e-mail: cscdedeus@hotmail.com

Resgatando vidas, fazendo o IDE! Nova Iguaçú - Figueira Ministério Infantil do Grupo Resgatando Vidas






"Instrui ao menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele." Prov. 22:6

Recadinhos