* O QUE SIGNIFICAM OS RABISCOS COLORIDOS DAS CRIANÇAS?

O QUE SIGNIFICAM OS RABISCOS COLORIDOS DAS CRIANÇAS?

No livro “Celebrate the Scribble: Appreciating Children's Art”, os autores e especialistas no desenvolvimento infantil, Kathy Hirsh-Pasek e Roberta Michnick Golinkoff, analisam os primeiros rabiscos feitos pelos bebés até aos desenhos coloridos de crianças com 3 anos. Cada idade revela novas fases de crescimento, por isso, saiba como interpretar os desenhos da pequenada e incentivá-las a continuar.

9-12 meses

Nesta fase, os bebés estão a descobrir os movimentos básicos das suas mãos e dedos, adoram mexer em tudo. Os pais devem transpor este movimento criativo para o papel, deixando os bebés segurar os lápis de cera e ver a sua alegria e admiração quando conseguirem fazer as suas primeiras marcas no papel.

12-15 meses

Por esta altura, as crianças começam a adicionar cor aos seus movimentos no papel e, embora estes rabiscos ainda sejam aleatórios, os pequenos artistas começam a demonstrar controlo sobre as suas capacidades motoras, sendo já capazes de executar movimentos para a frente e para trás. Embora não seja fácil um pai elogiar traços ou bolas sem sentido, pode e deve aproveitar para ensinar à pequenada as diferentes cores, descrever as formas desenhadas e comentar os padrões que a criança vão provavelmente começar a repetir.

15-18 meses

Com esta idade as crianças sentem uma enorme vontade de continuar a criar “obras de arte” e já começam a tomar decisões conscientes sobre formas e cores – o que significa que querem ver resultados finais! Os pais devem incentivar esta fase de exploração e dedicação criativa, dando-lhes a oportunidade de colorir, desenhar ou pintar em grandes folhas de papel.

18-24 meses

Durante esta fase vai poder observar os seus filhos a iniciar desenhos, só para lhes fazer uma ou muitas alterações pelo meio, o que demonstra algum pensamento prévio sobre o trabalho que estão e que querem fazer. Também nesta fase o incentivo por parte dos pais é fundamental, devendo estes demonstrar o seu entusiasmo pela escolha de formas e cores.

24-30 meses

A partir desta altura, os desenhos das crianças ganham uma nova dimensão, porque os artistas de palmo e meio já são capazes de descrever os seus rabiscos, ou seja, os desenhos podem ter múltiplos significados. Os pais devem aproveitar esta fase para questionar as crianças sobre o seu trabalho, ajudando-os a desenvolver novo vocabulário e capacidades literárias. Enquanto pai e filho “discutem” desenhos, podem criar histórias completas.

30-36 meses

Por esta altura, será já muito mais fácil os pais reconhecerem os objectos e as figuras desenhadas pelas crianças, no entanto, não devem impor as suas próprias ideias aos pequenos artistas. Ou seja, os pais devem evitar concentrar-se exclusivamente “no que é isto” e se “isso” está de facto bem desenhado, dando antes prioridade ao pensamento e à expressão criativa.

COMO ENSINAR AS CRIANÇAS A COLORIR

  Não deve existir criança no mundo que não goste de pegar nos seus lápis de cera e colorir desenhos – seja em livro de colorir, seja em folhas brancas, criando as suas próprias imagens. Para ensinar as crianças a colorir, para que possam desfrutar desta experiência muito criativa e beneficiar de todas as suas vantagens, não precisa de ser nenhum artista, apenas uma boa dose de paciência e algum tempo livre.

A importância de colorir

Muito mais do que uma actividade divertida e alegre, colorir é, para as crianças, uma forma de expressão e até de terapia, mas também um exercício que ajuda os miúdos a aprenderem a segurar e a controlar objectos nas mãos, contribuindo ainda para o desenvolvimento da coordenação olho-mão; e é igualmente fundamental para a solidificação dos níveis de concentração e para o conhecimento dos limites visuais.

A importância das cores

As diferentes cores que preenchem o nosso mundo e quotidiano prendem o olhar das crianças desde muito cedo. Um dois-em-um fantástico, a verdade é que ensinar os miúdos a colorir tem uma função dupla – aprender, em simultâneo, a identificar as cores. Geralmente, o primeiro contacto com as cores acontece antes da criança começar realmente a colorir – devido à interacção com brinquedos e livros ou até mesmo com objectos do quotidiano.

Quando?

Por volta dos dois anos de idade, a pequenada já terá desenvolvido as capacidades necessárias para começar a colorir. Embora não saibam o que é um lápis de cera, como segurá-lo adequadamente ou para que serve, a verdade é que em pouco tempo não só saberá associá-lo ao papel (ou outras superfícies menos desejadas!), como distinguir as cores e começar a colorir desenhos sem parar.

Como?

  • Chegada a idade apropriada, em vez de passar directamente para os livros de coloração, sugere-se a aquisição de um conjunto de plasticina, com o qual podem brincar e experimentar. Comece a ensinar à criança as cores básicas: preto, branco, vermelho, azul, verde e amarelo.
  • Uma vez explorada a plasticina, adquira lápis de cera grossos, cingindo-se às mesmas cores básicas. Dê à criança um desses lápis para que possa familiarizar-se e brincar com o mesmo durante um dia inteiro.
  • Um ou dois dias depois, mostre-lhe como é que se segura correctamente o lápis de cera.
  • Introduza uma folha de papel na brincadeira e utilize o lápis de cera para desenhar formas simples na mesma. A criança vai ficar espantada e vai pedir-lhe para fazê-lo repetidamente.
  • Entretanto, incentive a criança a fazer o mesmo, ou seja, a aplicar o lápis de cera à folha de papel.
  • Não se preocupe, nem fique frustrado se nos primeiros dias a criança estiver mais interessada em rasgar o papel, partir o lápis de cera ou metê-lo à boca! Certifique-se apenas que esses lápis sejam confeccionados com materiais não-tóxicos e que esteja sempre por perto para evitar que engula bocados do mesmo.
  • Ensinar as crianças a colorir requer apenas alguma paciência da sua parte e tempo suficiente para se dedicaram à atividade sem pressas… os artistas de palmo e meio encarregam-se do resto!
  • Na altura de passarem para desenhos ou livros, escolha imagens que as crianças já conhecem: o sol, a lua, estrelas, uma árvore, animais, desenhos animados preferidos, etc.
  • Deixe-os colorir à vontade, dando os parabéns e batendo palmas no final de cada “obra de arte”.
  • Ignore a bagunça, se colorirem fora das linhas ou a mesa da cozinha… isso é passageiro, uma questão de tempo apenas.
  • Comece a solidificar o conhecimento de cores ao pedir à criança para pintar o sol de amarelo, a relva de verde ou o carro de vermelho.
  • No que toca ao sempre difícil colorir “dentro das linhas”, experimente primeira desenhar uma nova linha em preto em torno do desenho, um pouco afastado da linha original. Peça à criança para colorir dentro dessa nova margem. Anote este truque: é mais fácil as crianças colorirem (principalmente dentro das linhas) se os lápis de cera estiverem sempre afiados. Em pouco tempo já não haverá limites que os pequenos artistas não consigam respeitar!
  • Acima de tudo, deixe a criança divertir-se e ser imaginativa, certificando-se apenas que colorir desenhos é uma atividade habitual lá em casa!

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